No Marketing Digital existem diversas estratégias que pode ser adotadas com o intuito básico da publicidade: alcançar clientes e executar vendas.
De fato, o uso isolado de cada uma destas ferramentas não produz efeitos tão positivos quanto a união de diversas estratégias, como alinhar o envio de e-mail marketing, produção de conteúdo com tecnicas de SEO e impulsionamento em redes sociais, por exemplo. Entretanto, dentre todas as táticas disponíveis no Marketing Digital, uma das mais poderosas - para muitos entendidos do assunto! - ainda é o e-mail marketing. Se utilizado com inteligência, não praticando sob nenhuma hipótese o envio de spams, o e-mail marketing pode ajudar muito empresas a crescerem. Existem, no mercado, diversas opções de ferramentas de envio de e-mail marketing, muitas pagas e muitas gratuitas. Para negócios de pequeno ou médio porte, por vezes, uma gratuita já supre as necessidades. O uso de e-mail marketing tem o potencial de manter um canal aberto de comunicação entre cliente e empresa, fortalecendo esta relação e promovendo maior interação entre ambos. FERRAMENTAS DE E-MAIL MARKETING GRATUITAS Já há bastante tempo as empresas tem percebido o valor do e-mail marketing, de modo que grande parte dos softwares para uso são pagos ou permitem apenas versões de teste gratuitas. Contudo, existem também boas opções de ferramentas gratuitas que cumprem muito bem o papel principal do e-mail marketing. O problema com algumas delas é a questão do spam. Seja qual for sua escolha, atente-se sempre para esta questão, para que suas mensagens jamais cheguem aos seus clientes neste formato. Não há nada mais nocivo para uma estratégias de e-mail marketing que o envio de spams, que podem resultar numa baixa taxa de conversão e manchar a imagem da empresa perante os clientes, que certamente se descadastrarão da lista de e-mails para não mais receberem as mensagens indesejadas. Cada potencial cliente que se descadastra da sua lista é uma perda em potencial, por isto envie apenas mensagens com conteúdo realmente relevante, seja qual for seu ramo. Dentre as melhores ferramentas gratuitas para envio de e-mail marketing, citamos: 1. MAILCHIMP O MailChimp é a plataforma de e-mail marketing gratuita mais famosa do mercado, que permite o envio de até 12 mil mensagens por mês, para 2 mil contatos. Uma de suas vantagens é que ele é bem completo para quem já tem alguma experiência com e-mail marketing e possui funções mais avançadas que outras plataformas gratuitas. O MailChimp permite integrações com outras plataformas, o que é uma grande vantagem para quem tem um e-commerce, por exemplo, pois permite uma análise de dados mais completa e acurada. A integração é permitida com: Shopify, Magento, Woo Commerce e até com o Google Analytics. Também é possível utilizar a versão paga da plataforma, que permite funções como automação e recomendação de produtos, dentre outras. As versões pagas começam a partir de 10 dólares mensais, e já disponibilizam automação, recomendação de produtos e muito mais. 2. BENCHMARK EMAIL O Benchmark Email permite envio de até 14000 e-mails grátis para até 2 mil contatos por mês. Na versão gratuita o usuário tem direito a templates profissionais completamente personalizáveis, a respostas automáticas, a relatórios dos envios e segmentação da base de dados, a ferramentas para criação de formulários e enquetes para inserção no site e no email, a testes A/B e a integração com mais de 300 aplicativos e plugins. 3. SENDBLUE Grandes empresas como Michelin, BMW e Asics utilizam a ferramenta Sendinblue. A plataforma permite o envio de até 9000 e-mails gratuitos por mês, sem limite de contatos por conta! Dentre as funcionalidades: gestão avançada da base de dados, personalização de e-mail marketing, biblioteca de modelos de e-mail, resposta automática, criação de formulários personalizados, relatórios e integrações com APIs e plugins como WordPress, Magento e Pretashop, além de assistência por email. 4. THUNDERBIRD A Fundação Mozzila disponibiliza o aplicativo Thunderbird, que permite o envio de e-mails marketing grátis e o gerenciamento de várias contas de e-mail. O Thunderbird precisa ser baixado e configurado para ser utilizado mas funciona em qualquer sistema operacional. Por ser um programa super leve, pode funcionar em computadores mais simples. É um programa bastante leve e que pode funcionar nos mais simples computadores. O Thunderbird não possui limite de destinatários ou de envio de mensagens. É possível encontrar tutoriais no Youtube que ensinam a configurar o Thunderbird. 5. SENDPULSE A SendPulse é uma plataforma que permite o envio de e-mail marketing, SMS’s, web pushs (notificações em navegador) que conta com planos gratuitos, que servem para você testar a ferramenta antes de adicioná-la as suas favoritas. Além disso possui o recurso de automação 360, que permite integrar todas as funcionalidades que citei acima na mesma campanha, sendo uma plataforma de multicanais. FERRAMENTAS DE E-MAIL MARKETING PAGAS Muitas das versões pagas de softwares de e-mail marketing permitem ao usuário experimenta-las de forma gratuita por um período de teste. Este período pode ser de grande valia para quem precisa decidir qual a melhor ferramenta para se utilizar, muito embora a grande maioria delas, se utilizada de forma adequada, produza bons resultados. Dentre as melhores ferramentas pagas para o envio de e-mail marketing, citamos: 1. E-GOI Ferramenta portuguesa que tem feito muito sucesso no Brasil, o E-goi é uma plataforma bem completa: permite todas as funções pertinentes ao envio de e-mail marketing, como programação de envio, criação de fluxos, personalização de templates, edição de imagens, dentre diversas outras funções. Um diferencial do E-goi é sua funcionalidade multi-canais: é possível enviar, além de e-mails, SMS, mensagens de voz e pushs. Possui ainda a função "piloto automático" que mantém o contato com o lead após uma primeira interação. Os planos são bem variados, de forma que é se pode optar por e-mails ilimitados, cobrança por disparo, envios mensais ou mensagens pré-pagas Muito mais em conta que muitas ferramentas, os planos começam em R$ 62,50. 2. MAILIFY A Mailify é uma solução global de origem europeia que combina o disparo de e-mail marketing com o envio de SMS. Para além de trabalhar com as típicas funcionalidades de segmentação, automação, envio programado ou gestão de listas de contatos, esta ferramenta também apresenta outras características que conferem modernidade, como: A sua galeria de templates de newsletter é muito diversificada e refinada. Pode contar com mais de 80 modelos gratuitos, concebidos para todo tipo de negócio. O editor de e-mail desta ferramenta permite a fácil personalização de conteúdo. As funcionalidades Heatmap e Eye Tracking foram incluídas com o objetivo de o ajudarem a otimizar os níveis de conversão. O primeiro diferencia as áreas mais e menos clicáveis no seu e-mail e o segundo simula o olhar do leitor e atribui-lhe uma pontuação no campo estético. 3. MAD MIMI O Mad Mimi possui também uma versão gratuita que permite o envio gratuito para até 100 contatos. Seu editor é bem completo e é possível partir de templates HTML ou criar e-mails totalmente novos e exportar o código HTML caso outras plataformas sejam utilizadas para o envio de campanhas. Também permite diversas integrações com outros softwares, que vão desde o Google Anlytics, comum a diversas plataformas de e-mail marketing, ao Pinterest ou Shopify. Como visto, para quem possui e-commerce estas integrações são de extrema importância. 4. INFUSION SOFT O Infusion Soft é uma ferramenta de e-mail marketing que surgiu a partir de uma ferramenta de CRM. Portanto, funciona também como software de CRM e permite: gerencimanto de campanhas de marketing, pagamentos e integrações, automação de vendas e vendas online. O Infusion Soft também permite integração com plataformas de ecommerce e acompanhamento do comportamento dos usuários em websites. Todas estas funcionalidades, contudo, custam caro: os planos começam a partir de 199 dólares por mês. 5. LITMUS O Litmus permite, com facilidade, que se crie diferentes versões de uma mensagem e se faça testes em diferentes provedores de e-mail. Isto garante que todas as mensagens sejam carregadas corretamente em caixas de entrada de diversos provedores diferentes, evitando que caiam nas caixas de spam. Também permite as funções importantes como a análise de aspectos do envio e otimização das campanhas. É possível utilizar a versão gratuita do Litmus por 90 dias e os planos começam a partir de 60 dólares mensais. 6. LEADLOVERS O LeadLovers é uma ferramenta desenvolvida para melhorar a gestão de leads. É possível gerar leads a partir de anúncios no Facebook e rastrea-los, de comentários em redes sociais, de landing pages e vários outros formatos. Permite a criação de pages personalizadas, seja a partir de templates ou começando do zero. É possível, ainda, a importação de sites inteiros em HTML para a plataforma. Os planos para esta plataforma custam a partir de R$154,00 mensais e permitem o uso de todas as funcionalidades da plataforma. Por c2ti.com.br Créditos: Escrtito por Mariana Preti
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