Vocês ensinam Cidadania Digital para os seus alunos? Esse é um conceito recente na educação, mas muito importante para o ensino atual, em tempos tecnológicos. Aqui vocês vão descobrir tudo o que educadores e alunos precisam saber sobre esse tema.
O que é Cidadania Digital? Cidadania Digital é o uso da tecnologia de forma responsável por parte das pessoas. Assim como a ética, é um direito e dever de todos saber usar corretamente as inovações tecnológicas que surgem ao nosso redor. Também pode ser entendido como as pessoas se relacionam e compartilham as informações na era da Internet. Para Mike Ribble, considerado um expoente na área de educação e tecnologia, a Cidadania Digital é formada por usuários tecnológicos (cidadãos digitais) responsáveis pelo uso adequado ou não da tecnologia, cabendo aos professores e líderes de tecnologia conscientizar e preparar os usuários a utilizar as tecnologias de maneira segura. De acordo com a professora e especialista em tecnologia e novos meios de ensino, Vicki Davis, devemos misturar nosso conhecimento adquirido com ação. Ela diz que na sua sala de aula, usa duas abordagens diferentes quando se trata de Cidadania Digital: o conhecimento pró-ativo e o conhecimento experimental. Conhecimento Pró-ativo Neste tópico, a professora Vicki ensina os “9 Ps” (sigla para as palavras em inglês) da cidadania digital, o que são e como usá-los. São atitudes os professores devem ter para ensinar seus alunos a se portarem bem na internet, se protegerem de ameaças virtuais e serem bons cidadãos no mundo digital. A educadora expõe os temas em forma de perguntas que os docentes devem se fazer. Veja só: 1. Senhas (Passwords) Os estudantes sabem como criar uma senha segura? Sabem que as senhas de email e banco online devem ter um nível maior de segurança e nunca ser a mesma usada em outros sites? Eles tem algum tipo de gerenciador de senhas (como o LastPass) para lembrar de todas ou um aplicativo seguro para armazenar essas informações? 2. Privacidade (Privacy) Os alunos sabem como proteger suas informações privadas como endereço, email e telefone? Essas informações privadas podem ser usadas para identificar cada um. 3. Informações pessoais (Personal Information) Informações como o telefone dos irmãos ou a comida favorita devem ser compartilhadas apenas com pessoas escolhidas pelo usuário, já que não podem ser usadas diretamente para identificar a pessoa. 4. Fotografias (Photographs) Os alunos estão conscientes de que algumas coisas particulares podem aparecer em fotos e que eles podem não querer postar essas fotos? Será que eles sabem como desativar um recurso de identificação geográfica? Será que eles sabem que alguns softwares de reconhecimento facial pode encontrá-los através da inserção de sua latitude e longitude na imagem – mesmo que eles não estejam marcados na foto? 5. Patrimônio (Property) Os estudantes entendem o que são direitos autorais e Creative Commons ou como gerar uma licença para seu próprio trabalho ou criação? Eles respeitam os direitos de propriedade de quem criou a propriedade intelectual de algo? Os alunos vão pesquisar no Google Imagens e copiar tudo o que veem, achando que tem direito, às vezes até citando o Google Imagens como fonte. Deve-se ensinar que o Google Imagens reúne conteúdo de fontes variadas, e que eles têm que ir até essa fonte, ver se eles têm permissão para usar essa imagem e aí sim, citar a fonte correta. 6. Permissão (Permission) Os alunos sabem como obter permissão para o trabalho que eles usam, e como citar isso? 7. Proteção (Protection) Os alunos compreendem o que são vírus, malware, phishing, ransomware e roubo de identidade, e como essas coisas funcionam? 8. Profissionalismo (Professionalism) Os alunos compreendem o profissionalismo acadêmico em oposição a decisões sobre como eles irão interagir em suas vidas sociais? Será que eles sabem sobre etiqueta e gramática online? Eles podem compreender os tabus culturais que possam surgir, e eles têm habilidades para trabalhar os problemas? 9. Marca Pessoal (Personal Brand) Os estudantes sabem como será sua “voz” online e como eles querem ser percebidos? Será que eles percebem que tem uma “tatuagem digital” que é quase impossível de ser apagada? Tudo o que eles compartilham é intencional? Conhecimento Experimental Esses “9 Ps” devem ser sempre discutidos em sala de aula, mas só falar não adianta. Os estudantes precisam de experiência prática para se tornarem cidadãos digitais mais eficientes. Aqui está o modo como a educadora Vicki Davis faz com seus alunos: Verdade ou Ficção (Truth or Fiction) Para nos protegermos de algumas doenças, recebemos na vacina os próprios vírus e germes. Para proteger os estudantes de fraudes e vírus digitais, Vicki usa o mesmo método. Ela pega programas como Truth or Fiction, The Threat Encyclopedia ou Federal Trade Commission e procura por coisas estranhas mas que são verdadeiras, ou coisas que pareçam verdade mas são falsas. Aí ela passa aos seus alunos e pede para eles investigarem o que está errado, como detetives mesmo. Isso acaba em todo tipo de discussão saudável e dicas para não cair em ciladas virtuais. Transformar estudantes em professores Os estudantes criam apresentações e expõem as fraudes e ameaças que descobriram e como se protegem delas. Pesquisando e discutindo sobre o assunto, eles ficam mais atentos consigo mesmos. A professora encoraja os alunos a compartilharem como detectaram que algo não era verdadeiro. Comunidades de Aprendizagem Colaborativa Para experiências de aprendizagem mais eficazes, os estudantes podem participar de aprendizagem colaborativa, como propõe o livro Flattening Classrooms, Engaging Minds. O que os alunos precisam é compartilhar experiências e se conectar online com todo tipo de ambiente. A professora Vicki conta que eles tem aulas específicas para os jovens postarem em blogs pessoais e públicos e até um wiki (páginas interligadas que podem ser visitadas e editadas por qualquer pessoa) para mostrar seus trabalhos ao mundo. Segundo ela, quando os estudantes estão conectados online é quando realmente aprendem já que estão lidando com o que gostam. Vicki Davis manda um recado aos professores: “Devemos ensinar essas habilidades e orientar os alunos para enfrentar situações em que se aplicam conhecimentos. Cidadania é o que fazemos para cumprir o nosso papel de cidadão. Esse papel é iniciado assim que clicamos na internet”. Bons ensinamentos! Por Canal do Ensino https://bit.ly/2V4bpiM
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