Tão importante quanto traçar um bom plano estratégico de Marketing é identificar e acompanhar as melhores métricas para o crescimento de sua empresa!
Analisar os resultados de suas estratégias de marketing é um passo muito importante para que seu trabalho não seja em vão. Afinal, só analisando os resultados de todas as suas ações é possível identificar as que surtem efeitos positivos e as que não geram bons resultados, de modo a planejar novas estratégias. E, claro, ao se pensar em análise de métricas se deve entender que existem diversos aspectos importantes para prover e medir o nível de bons resultados. Atualmente, com o impacto da internet na vida de todas as pessoas, as empresas estão se voltando cada vez mais para o universo digital, tornando a concorrência muito mais ampla e impactante, uma vez que as ferramentas online se tem atualizado muito rapidamente. Portanto, todas as atividades de marketing devem ser voltadas para atingir um público-alvo predeterminado. Deve-se, ainda, levar em conta que ao se analisar métricas há pontos a serem considerados que, isolados, podem parecer ótimos, mas na verdade não representam muita coisa: as chamadas "métricas da vaidade". São aquelas que não indicam crescimento, embora sejam positivas. O que realmente importa é saber o que cada métrica representa no seu planejamento estratégico e o ROI (retorno sobre o investimento) gerado por todas as suas ações de marketing. Com uma análise clara é possível obter uma visão mais detalhada dos resultados de suas ações e gerar cada vez um maior engajamento com seu público e maior número de leads. Usando ferramentas de como o Google Analytics, o HubSpot Analytics, o KISSmetrics e o Clicky, por exemplo, é possível rastrear e analisar as métricas que ajudarão a entender melhor a jornada do cliente e identificar que tipo de conteúdo e quais canais estão contribuindo para o crescimento do seu negócio. Mas, de fato, o que deve ser medido e analisado? 1. Receita Analisando a receita gerada por cada canal,é possíve, de forma mais direta, identificar os canais de divugação mais eficazes. Isso justifica o investimento contínuo em canais de sucesso e permite que redirecionar fundos de outros menos bem-sucedidos para experimentar novas táticas. 2. Custo por lead Em vez de encarar a geração de leads de forma geral, filtre-a para poder entender o custo por lead de cada canal e identificar quais são os mais econômicos. Não se deve, contudo, cortar um canal simplesmente porque custa mais por lead. É possível que os clientes desse canal gastem mais ou mais frequentemente do que os clientes de outro canal menos dispendioso para seu orçamento. Portanto, todos os dados devem ser analisados no momento de escolher em quais canais investir mais e em quais reduzir investimentos. 3. Tráfego Visualizações de páginas e números de visitantes, embora possam gerar dados importantes, não dizem muita coisa isoladamente. Algumas métricas essenciais para analisar o retorno de suas ações de marketing:
É possível segmentar a análise bem mais, como, por exemplo, definindo os leads qualificados para marketing e os leads qualificados para vendas para estabelecer a qualidade e a prontidão dos leads que você está gerando. 4. Taxas de conversão de Landing Pages Medir as conversões das landing pages pode ajudar a determinar se o conteúdo e as páginas de destino estão funcionando com suas personas. Desta forma, é possível alterá-las em função de ajustes necessários e acompanhar o comportamento de seus possíveis clientes, como, por exemplo, dividir seus leads com base nas ofertas que eles concluíram. 5. Valor da vida útil do cliente e taxa de perda Saber quantos clientes você tem é muito bom, mas você sabequanto e com que frequência eles estão comprando? E por quanto tempo eles permanecem como seus clientes? Se você está perdendo clientes ou eles estão fazendo apenas compras únicas, é preciso analisar melhor o pós vendas, entender o que faz com que este seja o comportamento de seus clientes e traçar estratégias para mudar este cenário. Por c2ti.com.br Mariana Preti
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